Talvez nunca tenhas pensado nisto, mas existe uma grande diferença entre Arrumar e Organizar. Apesar de algumas pessoas serem excelentes na arrumação e limpeza, as mesmas podem não entender absolutamente nada sobre organização.

De acordo com o dicionário arrumar é: pôr em ordem. Quando arrumamos, a nossa maior preocupação é guardar todas as coisas e transformar o espaço num ambiente agradável e bonito, mas com efeito temporário. Já a organização implica colocar os objectos de uma forma lógicafuncional e permanente. Organizar requer um planeamento estratégico que consiste na metodologia de oito etapas:

Destralhe: O primeiro passo para uma vida mais organizada é separar tudo que já não usa, tudo que pode ser consertado, reciclado ou doado.

Categorização: Agrupar todos os artigos semelhantes no mesmo local e preferencialmente no seu local de uso.

Planeamento: Quantificar as peças que devem ser guardadas, escolher os produtos organizadores e planear o armazenamento dos itens.

Limpeza: Limpar a área onde os itens serão guardados.

Implementação: Fase em que tudo é colocado nos devidos lugares de acordo com a categorização.

Identificação: Colocação de etiquetas nos itens de forma a colocar cada coisa no seu lugar.

Manutenção: Manter a ordem requer foco e disciplina. Tudo deve ser devolvido ao lugar de onde foi retirado.

Revisão: Avaliação do processo de organização para confirmar que está tudo funcional para a casa e a família, ou se será necessário fazer ajustes.

Organizar-se é um desafio que requer tempo, compromisso, mudança de comportamento e disciplina.

Compreende agora a diferença entre arrumar e organizar? E você: organiza ou arruma? Comente aqui.